
Cuidados
Para garantir a tranqüilidade no carnaval, deve-se redobrar a atenção nas estradas que se encontram em péssimo estado de conservação, principalmente após as chuvas de janeiro. Quem for viajar de carro, independentemente da direção que tomar, deverá estar preparado para pegar trechos mal sinalizados e com muitos buracos na pista. Outra dica é quanto ao excesso de bebidas alcoólicas. O álcool demora cerca de 24 horas para ser totalmente absorvido pelo organismo e dar plenas condições à pessoa para suas atividades normais, entre elas dirigir; e, diferentemente do que possa parecer, apesar de ser líquido, causa desidratação.
Os foliões que se preocupam com a saúde devem beber com moderação, alternando álcool e água, procurando se alimentar com regularidade e qualidade, ingerindo frutas, verduras, legumes e, de preferência, carnes brancas. A prevenção quanto a doenças também merece atenção. Em dias de festa, são comuns vendas de comidas e bebidas, como sucos e batidas, feitas sem as condições básicas de higiene, o que pode causar intoxicação. Outra forma de prevenção é o uso da camisinha para evitar que o excesso de alegria leve os foliões a relações sexuais que causem gravidez indesejada ou à contaminação pelo vírus da AIDS e outras doenças.
Dicas para Enfrentar a Festa
Antes da festa
Comece a se hidratar com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação.
Mantenha uma alimentação variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa.
Consuma muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que seu organismo esteja com os níveis de vitaminas e minerais em dia.
Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e agüentar até o último minuto!
Durante a festa
Hidrate-se a todo momento! Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é interessante o uso de isotônicos, já que possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido.
Caso consuma bebidas alcoólicas, o faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal), quando em excessos pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água!
Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, leve barrinhas de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia.
Não consuma frituras, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza.
Após a festa
Para os que exageraram, este é o dia da ressaca! Para melhorar os sintomas de mal estar, nada melhor do que:
Repousar bastante.
Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose.
Beber chás, como por exemplo, o chá de carqueja, que apresenta propriedades protetoras do estômago e do fígado; ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da visícula biliar.
Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.
Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário