quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MUNDO LGBT

DIRETOS


Vários direitos são negados aos LGBT.
Direitos que consideramos básicos como poder se casar com a pessoa amada, direito á partilha dos bens do companheiro(a) e no caso das travestis e transsexuais - a adoção de um nome que não as exponha ao ridículo, entre outros. Para reverter esta situação injusta e discriminatória, será necessário a aprovação de leis em favor de gays, lésbicas, travestis e transsexuais. Se seus direitos foram violados ou se você tem alguma dúvida sobre o assunto, procure o centro de Referência LGBT João Antônio Mascarenhas, que funciona da sede da Aliança Paranaense pela cidadania LGBT ou em Ong da sua cidade ou capital. Este é um projeto financiado pela Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, constituído por profissionais de psicologia, serviço social e direito para ajudar você a resolver seu problema.

(CONTINUA)



IDENTIDADE DE GÊNERO (CONTINUAÇÃO)

ANDROGINIA: Termo genérico usado para descrever qualquer individuo que assuma postura social, especialmente a relacionada á vestimenta, comum a ambos os gêneros.

DRAG QUEEN: Homem que se veste com roupas femininas de forma satírica e extravagante para o exercício da profissão em shows e outros eventos. Uma Drag queen não deixa de ser um tipo de "transformista" (consultar abaixo o termo). Pois o uso das roupas esta ligado a questões artísticas - a diferença é que a produção necessariamente focaliza o humor, o exagero.

DRAG KING: Versão "masculina" da drag queen, ou seja, trata-se de uma mulher que se veste com roupas masculinas para fins de trabalho.

F to M / FTM/F2M: Expressões em inglês utilizadas para designar a mudança biológica do órgão sexual feminino para o masculino, sobretudo por meio de cirurgias de transgenitalização.

M to F/ MTF/M2F: Expressões em inglês utilizadas para designar a mudança biológica do órgão sexual masculino para o feminino, sobretudo por meio de cirurgias de transgenitalização.

T-LOVER: Refere-se a pessoas que sentem atração por travestis e/ou transsexuais. Em geral essas pessoas assumem a identidade heterossexual ou bissexual.

TRANSEXUAL: Pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. Homens e mulheres transexuais podem manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médico-cirúrgicas para realizarem a adequação dos seus atributos físicos de nascença (inclusive genitais) a sua identidade de gênero constituída.

TRANSFORMISTA: Indivíduo que se veste com roupas do gênero oposto movido por questões artísticas.

TRANSGÊNERO: Terminologia usada para descrever pessoas que transitam entre os gêneros. São pessoas cuja identidade de gênero transcende as definições convencionais de sexualidade.

TRAVESTI: Pessoa que nasce do sexo masculino ou feminino, mas que tem sua identidade de gênero oposta ao seu sexo biológico, assumindo papéis de gênero diferentes daquele imposto pela sociedade. Muitas travestis modificam seus corpos por meio de hormonoterapias, aplicações de silicone e/ou cirurgias plásticas, porém, vale ressaltar que isso não é regra para todas. Diferente das transexuais, as travestis não desejam realizar a cirurgia de redesignação sexual (mudança de órgão genital). Utiliza-se o artigo definido feminino "a" para falar de travesti (aquela que possui seios, corpo, vestimentas, cabelos e formas femininas). É incorreto usar o artigo masculino, por exemplo, "o" travesti Maria, pois está se referindo a uma pessoa do gênero feminino.


(CONTINUA)

Nenhum comentário: