sexta-feira, 2 de março de 2012

MUNDO LGBT

SAÚDE (CONTINUAÇÃO)



HIV/aids


O que é aids?
É uma doença que enfraquece o sistema imunológico, abrindo caminho para outras infecções que podem acabar sendo fatais. A aids é causada pelo vírus HIV. Uma pessoa pode ser portadora do vírus por diversos anos sem que a doença se manifeste. Ou seja, alguém aparentemente saudável pode estar infectado e apto a transmitir a doença.

Já existe uma cura para aids?
Não. Por meio de coquetéis de drogas, os médicos conseguem reduzir a concentração do vírus HIV no sangue, diminuindo também o desgaste do sistema imunológico. Isso aumenta o tempo de vida do doente. Mas não há ainda uma cura definitiva.

Quais são os sintomas da doença?
A Aids não tem sintomas próprios. O que o vírus HIV faz é enfraquecer o organismo infectado. Por isso o doente vai manifestar sintomas que na verdade são de outras doenças, causadas por vírus ou bactérias que se aproveitam da situação para atacar o organismo.

Como a aids é transmitida?
O vírus HIV vive por pouco tempo fora do organismo, o que torna sua transmissão mais difícil do que a de doenças cujos vírus ou bactérias se propagam pelo ar. Ele é transmitido por meio de fluidos do corpo humano: esperma, secreções vaginais, sangue e leite materno. É por isso que a maior parte das pessoas que têm a aids recebeu o vírus por meio de relações sexuais ou transfusões de sangue. O HIV também pode ser transmitido da mãe infectada para o bebê na gestação, no parto ou na amamentação. Com o tratamento no pré-natal, no parto e no pós-parto muitas crianças de mães soropositivas "soro convertem", ficando livre da doença.

É possível pegar o vírus da aids por meio de sexo oral?
A maioria dos profissionais de saúde acredita que sim, mas com o risco bem menor do que no sexo anal ou vaginal. É preciso que o esperma ou secreções vaginais contaminadas entrem em contato com cortes ou outros ferimentos na boca para que o vírus se misture com o sangue. Na dúvida use camisinha em todas as relações sexuais.

E beijando?
A chance é praticamente igual a zero. A concentração do vírus HIV na saliva é mínima, e só há alguma chance de contaminação se a boca estiver com algum tipo de sangramento.

Existe o risco de infecção de HIV por doar sangue ou receber uma injeção?
Não se as agulhas e seringas utilizadas forem descartáveis e usadas somente uma vez.

Um só relacionamento sexual é suficiente para se infectar?
Sim. Um só relacionamento sexual sem preservativo com uma pessoa infectada pode ser o suficiente para contrair o vírus HIV.

O que é o período conhecido como janela imunológica?
O vírus HIV demora entre 2 a 6 meses para ser detectado no organismo pela maioria dos testes de laboratório. O teste detecta os anticorpos do vírus e não o vírus em si. Quando os anticorpos do vírus de HIV são identificados no sangue, é um sinal claro da existência do vírus. Inclusive antes da presença desses anticorpos, a pessoa pode ter o vírus. O período que abrange a entrada do vírus no organismo até a constatação nos testes é denominado janela imunológica.

"Se cuidando"
Se a pessoa sabe que está com o HIV/aids, ela precisa continuar se cuidando. É importante procurar se alimentar bem, dormir o suficiente e reduzir ao mínimo o uso de álcool e drogas, porque estes reduzem a capacidade do corpo de produzir anticorpos. Se a pessoa que vive com o HIV transar sem precaução, corre o risco de se infectar novamente, aumentando a quantidade de vírus no seu organismo. Continue usando camisinha e se cuidando.

Como é o tratamento?
Os medicamentos para o controle da aids são chamados de antirretrovirais. O uso constante destes remédios diminui a multiplicação do vírus e evita o enfraquecimento do organismo. Por isso, é muito importante que o HIV seja detectado e iniciado o acompanhamento o quanto antes.

O teste da aids
Recomenda-se fazer o teste sessenta dias (2 meses) após a situação de risco para infecção pelo HIV - após transar sem camisinha, por exemplo - porque é só depois de sessenta dias que o teste pode dar um resultado definitivo.





ASSUMIR-SE
Para a comunidade LGBT, assumir publicamente sua orientação sexual ou identidade de gênero é um momento significativo na trajetória pessoal e social. O movimento respeita e apoia a decisão e o momento de cada individuo, procura oferecer orientação e auxilia sempre quando solicitado. O ato de assumir-se é extremamente significativo, pois traz implicações também ao próprio movimento. É comum, por exemplo, caso de celebridades que revelam sua orientação sexual e agregam novas dimensões de sensibilização a temáticas de relevância social.

(continua....)

Nenhum comentário: