sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MUNDO LGBT


Homossexuais e bissexuais adiam mais o teste de HIV, mostra estudo em São Paulo
As pessoas com orientação homossexual e bissexual têm três vezes mais chances de adiar o teste de HIV do que as heterossexuais, informa um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Saúde, Faculdade de Medicina da USP e do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da Secretaria de estado da Saúde de São Paulo.
Entre as pessoas que mantiveram relações com parceiros ocasionais e mulheres, essa chance foi, respectivamente, 1,5 e 2 vezes maior.
Os principais motivos apontados para postergar o diagnóstico foram a falta de oportunidade ou a dificuldade de ter acesso aos serviços (50%); o medo da doença e do preconceito que existe em torno dela (15%); e os problemas organizacionais dos serviços, com limitação de horário, exigência de documentos e lotação (15%).
O estudo, apresentado na semana passada nos Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais em São Paulo, analisou entrevistas feitas em 2011 com 938 usuários de três CTA brasileiros (São Paulo, Olinda e Santarém). No total, 20% das pessoas entrevistadas adiaram a decisão de fazer o teste.
A importância de compreender os motivos que levam à postergação do teste é que o diagnóstico tardio é responsável por 40% dos óbitos por aids ocorridos no País. “Os resultados mostram que o medo e a falta de acesso aos serviços fazem com que as pessoas mais atingidas pela epidemia deixem de fazer o teste”, avalia o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, Alexandre Grangeiro.
Por isso, para Karina Wolffenbuttel, coordenadora das campanhas Fique Sabendo do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, “reduzir barreiras de acesso aos serviços e dirigir ações às populações mais identificadas com o risco de infecção podem promover o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV”.
TRAVESTIS
Por Caroline Schunck Rogê


Sempre trago a vocês temas que causam muita polêmica, hoje nosso assunto é a vida das travestis.
Vamos começar pelo julgamento da sociedade. Eu já ouvi isso, e crio que muitas já ouviram também: - Que pouca vergonha, ficar vendendo o corpo, se prostituindo, pessoas novas, cheias de saúde, vão arrumar um trabalho, um emprego digno, vagabundos. Nossa como é fácil julgarmos né sociedade? Por acaso estas mesmas pessoas que falaram isso, se fossemos procurar emprego nas empresas onde elas trabalham, nos dariam serviço? óbvio que não! Ainda existe um preconceito muito grande sim, principalmente com as travestis, eles mesmos nos privam de trabalhar, nos fecham as portas, e se dão emprego, somos obrigadas a se vestir de homem, eu já passei por isso, acreditem.

Segundo ponto, vejam bem gente, não são todas, não quero generalizar, radicalizar nada aqui, mas a maioria que vemos, são extremamente marginalizadas, temos que combater isso, fazer um trabalho com nossas colegas travestis para ver se este quadro muda, muitas de nós pagamos com julgamentos, devido as condutas, posturas destas travestis marginalizadas. Muitas assaltam, são violentas, fazem escândalos na rua, querem andar nuas 24 horas por dia, muitas se afundaram no mundo das drogas,, até para um hétero esta postura fica feia, imagina para as travestis então, que sofrem mais discriminação, só que muitas pedem e não querem mudar, dai fica difícil né gente?

Já em questão de relacionamentos, também é muito complicado, claro que hoje em dia esta bem mais light, mas a maioria dos homens que se aproximam das travestis com papo de namoro oi que estão apaixonados, ou são aproveitadores, gigolôs, que querem ser sustentados, ou são homens comprometidos já, casados, que só querem uma transa casual grátis, ou covardes que tem medo do que os outros vão pensar e querem namorar as escondidas, são raras as travestis que encontram um cara sério e que goste de verdade para se relacionar, mas ai vem também o outro lado da moeda, como querem namorar se não tem uma postura para se portar na rua, acredito que homem algum vai querer andar com uma mulher nua, escandalosa, de mãos dadas, não é mesmo? -  E quanto a vocês homens que querem se relacionar de verdade, deixem de ser covardes, e assumam do que gostam, e não se preocupem com os outros, se preocupem em ser feliz, nós travestis, não somos animais para namorar as escondidas.

Bom gente acho que no momento é só, mas volto ainda com este tema outra hora viu? Beiji nhus.

Nenhum comentário: